Imprevistos acontecem constantemente, afinal não podemos prever cada detalhe da nossa rotina, mesmo quando firmamos alguns compromissos. No entanto, não podemos sair prejudicados por conta disso.
Às vezes fazemos compromissos que, no fim, não conseguimos atender. Assim, quando tais eventos envolvem compras, por exemplo, é possível solicitar o reembolso em alguns casos.
Dessa forma, se você compra uma passagem aérea e no dia não consegue pegar o voo ou simplesmente aparece um imprevisto que você sabe que irá atrapalhar a sua chegada ao aeroporto, é possível cancelar a passagem e até mesmo solicitar o reembolso do dinheiro gasto.
No Código de Defesa do Consumidor há um artigo que defende o direito de cancelamento do consumidor.
Chamado de direito de arrependimento, o artigo 49 prevê a possibilidade de cancelar compras realizadas fora do estabelecimento, como compras via internet ou telefone.
Sendo assim, há um período entre a compra e a desistência, onde o consumidor pode cancelar ou solicitar o reembolso da aquisição.
Na empresa aérea Latam, que atua na América Latina, é possível cancelar voos, passagens e solicitar também o ressarcimento da compra em caso de desistências.
O processo pode ser feito via internet ou nas lojas oficiais da Latam, dentro dos aeroportos, através do preenchimento de um formulário específico para esses problemas.
Quer saber como isso funciona? Bom, então este é o lugar certo.
Neste artigo, separamos para você todas as informações necessárias sobre como cancelar passagem da Latam, sem prejuízos ou ciladas.
Por isso, continue a leitura e fique por dentro de tudo a respeito desse processo, desde o cancelamento até o reembolso.
Desisti de viajar: E agora?
Nem sempre tudo sai da forma como planejamos, não é mesmo?
Às vezes temos certeza de que queremos algo e então simplesmente desistimos – seja por imprevistos ou novos acontecimentos que mudam totalmente a forma como vivemos.
Essa coisas acontecem, mas não é por causa disso que você deve sair em desvantagem.
Caso tenha comprado uma passagem aérea e devido a algum problema não consiga comparecer ao aeroporto no dia da sua viagem, não se preocupe: há como cancelar a passagem Latam de forma fácil e descomplicada.
A empresa aérea oferece uma série de serviços e suporte ao cliente que deseja cancelar a passagem Latam.
Assim, se você solicitar o cancelamento dentro do período de validade da passagem é possível conseguir o reembolso da sua compra.
Todos os passageiros que compram passagens com a empresa podem solicitar sim o cancelamento do voo e, com isso, o ressarcimento da compra. Sendo assim, não há com que se preocupar.
Para cancelar a passagem Latam de forma gratuita e, ainda por cima, conseguir o reembolso da compra sem que nenhuma tarifa seja cobrada.
É necessário entrar em contato com a empresa em até 24 horas após o recebimento do comprovante da aquisição.
A regra é aplicada a partir do momento em que a compra é feita com antecedência pelo cliente, em até sete dias antes do voo.
Dessa forma, é preciso ficar atento e cumprir todos os prazos conforme as políticas da empresa, para conseguir o reembolso de forma gratuita, pois após 24 horas da compra algumas taxas não são reembolsáveis para o consumidor.
Como cancelar passagem Latam?
Uma vez que a compra foi realizada, para conseguir o ressarcimento total da passagem é necessário contatar a empresa aérea em até 24 horas. Assim, é possível cancelar e, ainda por cima, não perder um centavo da compra.
No entanto, passado este período o reembolso pode não ser total, pois segundo as normas da Latam existem taxas da passagem que não são reembolsáveis.
Com isso, se você deseja cancelar a passagem Latam, é preciso notificar a empresa dentro do período de 24 horas após a compra.
Para isso, basta acessar o site da Latam ou comparecer a uma das unidades de atendimento da companhia aérea.
Logo, o cancelamento da passagem pode ser feito através do preenchimento de um formulário e o reembolso negociado com a empresa.
No entanto, para cancelar a passagem Latam após o período estabelecido pela empresa, é recomendado o atendimento diretamente nas lojas físicas, para contar com um suporte mais abrangente oferecido pela equipe.
Já para clientes que resgatam suas passagens através de pontos e milhas, o processo é diferente:
A solicitação do cancelamento e reembolso deve ser feita junto à Central de Vendas e Serviços, através do telefone 0300 570 5700, que atende todo o Brasil.
Qual o prazo de reembolso?
Segundo as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o prazo para o reembolso de passagens aéreas canceladas é de sete dias úteis, a partir da solicitação do protocolo de ressarcimento junto à empresa.
Assim, o reembolso é feito conforme a opção de pagamento do clientes, à vista por cartão de débito ou crédito.
Então, se você precisar cancelar a passagem Latam, não se preocupe, é tudo muito fácil e prático.