Como cancelar compra no cartão de crédito

Você sabe como cancelar compra no cartão de crédito? Caso a resposta seja não, pode ficar tranquilo. Isso porque neste artigo iremos te explicar tudo o que você precisa colocar em prática para solicitar o serviço.

Como cancelar compra no cartão de crédito

Para se ter uma ideia, cancelar compra no cartão de crédito é um procedimento mais comum do que se imagina, ainda mais quando se trata de compras pela internet e o produto não chega até o cliente, por exemplo. 

Outra ocasião na qual é comum ocorrer a solicitação de cancelamento de compra no cartão de crédito é quando há a duplicidade de pagamento, além de outros problemas como  cobranças não autorizadas, e assim por diante. 

Quer saber mais sobre como cancelar compra no cartão de crédito e entender o que fazer caso algum problema aconteça? Então continue lendo este artigo até o final. Vamos lá?

Quando posso cancelar uma compra no cartão de crédito 

Antes de qualquer coisa, é de suma importância saber quando você pode cancelar uma compra no cartão de crédito. Afinal de contas, trata-se da sua vida financeira em jogo, não é mesmo? 

Pensando nisso, confira a seguir quais são as principais situações que permitem o cancelamento de uma compra realizada com o cartão de crédito:

  • Caso o seu produto ou serviço não tenha chegado em sua residência após a efetuação do pagamento;
  • Se houver a cobrança duplicada de uma compra;
  • Aparecimento de cobranças não autorizadas;
  • Entre outras situações.

Sendo assim, sempre escolha bem o local no qual vai realizar sua compra e, em caso de problemas como os citados anteriormente, não hesite em procurar saber de fato sobre como cancelar compra no cartão de crédito.

O que fazer para cancelar compra cartão de crédito?  

O que fazer para cancelar compra cartão de crédito?  

Após identificar qual foi a transação irregular feita em seu cartão, tudo o que você deve fazer é seguir o passo a passo de como cancelar compra no cartão de crédito:

Passo 1: Para começar, entre em contato com a loja na qual ocorreu o problema com o pagamento. 

Passo 2: Em seguida, lembre-se de explicar o ocorrido e ouça a versão da empresa

Passo 3: Feito isso, solicite o estorno do valor em sua fatura.

Passo 4: Caso não seja possível resolver o problema diretamente com o estabelecimento, entre em contato seu banco do cartão de crédito. 

Passo 5: Para isso, ligue para a Central de Atendimento ao cliente do seu banco através do 0800.

Passo 6: Durante a ligação, informe ao atendente a sua situação e solicite o estorno do valor do transação.  

Passo 7: Lembre-se de ter em mãos o código da transação, além de um comprovante de que a empresa não aceitou realizar o serviço de antemão. 

Por fim, seu problema pode ser solucionado em poucos dias. Mas, lembre-se de entrar em contato primeiramente com a loja na qual houve o problema e somente se não for possível resolver a situação falar com o banco responsável para concluir o processo de como cancelar compra no cartão de crédito. 

Como acompanhar meu estorno  

Para acompanhar a situação do cancelamento de uma compra feita com o cartão de crédito, basta acessar a fatura do seu cartão no mês seguinte e conferir se o estorno já foi realizado.

Caso a solicitação tenha sido feita diretamente com o banco, o tempo de espera para o estorno depende da bandeira do seu cartão, podendo demorar um pouco mais de um mês.

Lembrando que ao realizar o estorno diretamente com o estabelecimento, é possível optar pela criação de créditos no sistema da empresa. 

Por exemplo, se houver o pagamento duplo de uma conta de luz, você pode solicitar que o valor debitado a mais seja destinado ao pagamento da sua próxima conta. 

Quando não devo procurar o banco/cartão de crédito?  

Você deve procurar o banco apenas como última opção no processo de como cancelar compra no cartão de crédito. Procure primeiramente o estabelecimento no qual observou o problema e tente resolver a situação de forma direta.

Caso não seja possível solicitar o estorno do pagamento, anote os protocolos dessa solicitação e os demais comprovantes do problema e entre em contato com a operadora do cartão de crédito.

Além disso, priorize realizar esse serviço através da Central de Atendimento telefônico do seu banco.

As situações nas quais você não deve procurar o banco ou a operadora do cartão de crédito são:

  • Caso não goste do produto após o uso;
  • Se você escolheu a opção errada de um produto ou serviço;
  • Cancelamento por motivo de doença;
  • Arrependimento após compra;
  • Problemas financeiros.

Essas situações devem ser resolvidas diretamente com a loja, e caso não seja possível procure outros meios para solucioná-las.

Em suma, agora ficou mais simples e fácil de  entender como cancelar uma compra no cartão de crédito, não é mesmo? Em caso de dúvida deixe um comentário abaixo.

Deixe um comentário