Como cancelar Bilhete Único

Os moradores de cidades mais desenvolvidas sabem bem o que é um Bilhete Único, não é mesmo?

Afinal de contas, eles utilizam essa ferramenta praticamente todos os dias para conseguirem se locomover, seja para ir ou voltar do trabalho ou qualquer outro lugar. 

Pois bem, o Bilhete Único é um método para as pessoas acessarem metrôs, ônibus e demais transportes públicos em suas cidades.

Com uma forma prática, o seu uso consiste em encostá-lo na catraca, e assim que aparece a luz verde você pode adentrar ao transporte.

Assim como trouxe a definição, trarei também no decorrer deste artigo informações sobre como cancelar Bilhete Único, junto às principais características do cancelamento, nos dois principais estados do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

Se deseja saber mais sobre o tema, não perca a oportunidade de acompanhar o artigo até o final e sanar suas principais dúvidas. Tenha uma boa leitura!

Como cancelar Bilhete Único

Novo sistema do Bilhete Único em São Paulo

Primeiramente, é preciso falar sobre a modificação no sistema do Bilhete Único no Estado de São Paulo. Algumas modificações foram:

  • Houve o bloqueio de créditos nos cartões de quem tinha mais de R$43, nos Bilhetes emitidos antes do ano de 2014.
  • Quem perdeu o cartão devido à  essa modificação, deve acessar o site www.bilheteunico.sptrans.com.br e emiti-lo novamente.

Passo a passo para cancelar Bilhete Único

No Estado de São Paulo, é possível cancelar o Bilhete Único através de alguns meios, sendo eles:

  • Caso esteja na capital, contate a Central de Atendimento 156, conceda o número do seu Bilhete Único e peça pelo cancelamento.
  • Se estiver em outras cidades, contate a CPTM, através do número 0800 0550121. No entanto, fique atento aos horários de atendimento: dias de semana das 5 da manhã às 22 horas, e aos sábados das 6 da manhã às 18 horas. Optando por esse modo, conceda o número do Bilhete e peça pelo cancelamento.
  • Outra forma de cancelamento é através do Posto de Atendimento da SPTrans e por meio dos terminais de ônibus. Nesse caso, se não souber o número do Bilhete, é preciso apresentar um documento de identificação com foto.

Além disso, se necessitar pedir para alguém efetuar o cancelamento no seu lugar, peça que leve os seus próprios documentos, além dos documentos do titular do Bilhete e a autorização por escrito para pedir que seja feito o cancelamento.

Por sua vez, no Estado do Rio de Janeiro o cancelamento pode ser feito de três formas diferentes. São elas:

  • Ligue para o número (21) 2127 4000 e solicite o cancelamento.
  • Acesse o site do RioCard, clicando aqui, e caso queira cancelar por motivos de perda, furto ou algo do tipo, faça isso imediatamente.
  • Através do ponto de atendimento mais próximo.

É possível cancelar Bilhete Único pela internet?

Independente do motivo pelo qual deseja cancelar o Bilhete Único – seja por roubo, perda ou outro motivo –, é possível sim efetuar o cancelamento através da internet. 

Porém, a diferença entre as metrópoles é que apenas no Rio de Janeiro esse procedimento é possível. 

Conforme dito no tópico acima, o cancelamento por meio da internet, no Rio, acontece pelo site do RioCard, no qual além de efetuar o cancelamento do Bilhete, o usuário pode acessar qualquer item relacionado a ele, como a conta e os benefícios fornecidos.

Como cancelar Bilhete Único de estudante

O cancelamento do Bilhete Único de estudante é o mesmo nos dois Estados. 

No entanto, em São Paulo há o Canal do Estudante, no site SPTrans, e através dele você pode tirar diversas dúvidas a respeito de transportes públicos para o uso de alunos. Acesse clicando aqui

Pago taxa para cancelar o Bilhete Único?

Pago taxa para cancelar o Bilhete Único?

No Estado do Rio de Janeiro, caso você não devolva o cartão, será sempre cobrada uma tarifa pela não devolução. 

Porém, caso esteja cancelando devido a roubo, furto ou algo do tipo, é possível recorrer ao valor imposto.

De qualquer forma, é preciso ressaltar que só há oportunidade em recorrer à cobrança se tenha sido dado queixa na polícia e produzido o boletim de ocorrência. 

Já no Estado de São Paulo, as regras mudaram. Para adquirir a segunda via é preciso pagar uma taxa de sete vezes a tarifa e apresentar o B.O feito pela polícia.

Ou seja, para o cancelamento do Bilhete, apenas é paga uma tarifa no Rio caso não seja devolvido o cartão – isso acontece devido aos usuários cancelarem por causa da perda do cartão.

Já em São Paulo, é pago apenas para emitir uma segunda via, ou seja, se não quiser ficar sem utilizar os transportes públicos.

Gostou das nossas dicas sobre cancelar Bilhete Único? É realmente tudo muito prático, não é mesmo? O importante mesmo é estar atento às regras de cada estado em específico.

Todas as dúvidas que tiver, deixe nos comentários, pois estaremos de olho para poder solucioná-las.

Deixe um comentário