Cartão Cidadão cancelado e agora?

Caso você não saiba o que é o Cartão Cidadão, ele serve para o acesso aos serviços dos direitos que possuímos como cidadãos constituídos dentro de uma sociedade e também como trabalhadores como, por exemplo, o recebimento do PIS e do FGTS. 

Para se ter uma ideia, um dos seus benefícios é ser aceito em locais nos quais a Caixa Econômica Federal autoriza ao longo de todo o Brasil. 

Para maiores informações, separei para você diversos itens relacionados ao tema, inclusive sobre o Cartão Cidadão cancelado, ou seja, o que fazer quando isso ocorrer, dentre outras características do cartão, as quais necessitamos saber.

Vamos lá? Convido você a embarcar nessa leitura comigo!

Cartão Cidadão cancelado e agora?

Quando o Cartão Cidadão é cancelado?

O Cartão Cidadão é cancelado quando ele é roubado da pessoa o qual pertence, danificado ou até mesmo em casos de perda.

Cartão Cidadão cancelado: O que fazer?

O procedimento necessário caso o seu Cartão Cidadão seja cancelado, é solicitar uma segunda via. Para que isso ocorra, telefone para o número de atendimento da Caixa Econômica Federal, destinado a esse fim. Ligue para: 0800 726 0207.

Lembrando que essa ligação é feita gratuitamente e para facilitar durante a conversa com o atendente, deixe o número do seu NIS de uma forma prática para que não haja demora e você consiga resolver o problema de forma rápida e objetiva.

Agora, é só esperar para que o novo cartão chegue até a sua casa!

Como resolver problema de Cartão Cidadão cancelado

Como dito anteriormente, a melhor maneira de obter outro Cartão Cidadão é emitindo a segunda via. Você sabe como fazer isso? Se tem dúvidas, não precisa se preocupar.

É muito comum que haja imprevistos quanto ao Cartão, porém a Caixa tem os métodos certos para auxiliar seus usuários a respeito desse problema.

As maneiras de solicitar um novo Cartão Cidadão é através de ligação gratuita ou procurando alguma agência de atendimento da Caixa Econômica.

Caso você esteja se perguntando da possibilidade de fazer essa solicitação pela internet, não, infelizmente esse método ainda é inexistente nesse caso.

Como fazer a solicitação do Cartão Cidadão através de ligação telefônica

A primeira via do Cartão pode ser feita através de ligação gratuita para o atendimento da Caixa, mas na verdade isso não muda quando o assunto se trata da segunda via, que por sinal, também é feita da mesma forma.

Como dito anteriormente, o número para solicitar o cartão por ligação é o 0800 726 0207 e não se esqueça de ter em mãos os números dos documentos: PIS ou PASEP e NIS. Lembre-se também do RG e CPF.

Durante a ligação solicite ao atendente que ele conceda a você outra via do seu Cartão Cidadão.

Outro ponto importante é o horário que poderá ligar, sendo este das 10 da manhã às 18 horas. 

Como fazer a solicitação do Cartão Cidadão através da agência da Caixa Econômica Federal

A segunda maneira de solicitar o Cartão Cidadão segunda via é indo até a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima a você.

Os documentos que precisará levar são os mesmos que utilizará caso solicite o Cartão através de ligação telefônica, sendo eles o número do PIS ou PASEP, do NIS, junto a algum documento que o identifique – com a presença de foto –, podendo ser o mais comum, RG, ou mesmo Carteira de Habilitação ou Trabalhista.

Lembrando a você que através da internet ainda não há a possibilidade de emissão.

Como sacar o FGTS com o Cartão Cidadão cancelado

É necessário lembrar que através do Cartão Cidadão pode ser sacado o FGTS, mas essa é apenas uma das maneiras de retirada do dinheiro.

Portanto, há formas de receber a quantia mesmo se o seu Cartão Cidadão tiver sido cancelado. Veja só:

  • Pode fazer o saque na quantia de até R$100 na lotérica mais próxima, apresentando o CPF, documento de identificação com foto e para medidas de segurança também recolherão sua impressão digital.
  • Valores acima de R$100, você deverá ir a alguma agência da Caixa Econômica Federal para fazer o saque.

Mas, não se esqueça de seguir o passo a passo que te ensinei para recuperação do seu Cartão Cidadão.

Sacar seguro desemprego com Cartão Cidadão cancelado

Sacar seguro desemprego com Cartão Cidadão cancelado

As pessoas que obtem o Cartão Cidadão possuem uma facilidade extra para sacar o dinheiro do seguro desemprego, porém a presença do cartão só é necessária caso o saque seja feito no autoatendimento eletrônico.

Portanto, se você não tiver em mãos o seu Cartão por motivo de cancelamento do mesmo, vá até uma agência da Caixa e retire o dinheiro através do caixa. Lembrando que esse método é possível com o Cartão Cidadão ou sem ele.

Por fim, com o Cartão Cidadão cancelado é possível fazer a retirada dos benefícios tendo em vista outros meios. De qualquer forma, você pode o quanto antes solicitar a sua segunda via.

Espero ter te ajudado! Caso necessite de alguma ajuda, comente aqui.

Deixe um comentário