Cancelar conta Itaú: Veja como fazer

O Itaú é uma instituição bancária privada com vários serviços interessantes para pessoas jurídicas e físicas e um deles é a abertura de conta. 

Os seus clientes podem ter conta corrente ou poupança, além de soluções para empresas e contas para universitários. Não se deve esquecer também da conta salário, que é ideal para quem apenas precisa receber a sua remuneração. 

Contudo, há diversas razões pelas quais alguém pode não querer continuar como correntista do Itaú: taxas de manutenção muito altas, dificuldade para arrumar uma agência mais perto de casa ou mesmo insatisfação com a forma como o banco trabalha. 

A boa notícia é que cancelar uma conta no Itaú não é difícil, apesar de ter certas etapas a serem respeitadas. 

Quais são as condições para uma conta ser encerrada?

cancelar banco itau

Não é possível cancelar a conta no banco tendo débitos. Por isso, se a conta tinha um cartão de crédito vinculado, por exemplo, é necessário que todas as suas faturas estejam pagas. 

Quando há dívidas muito altas, como negociações de faturas acumuladas, é possível que o Itaú permita o cancelamento, mas que dê instruções para que a pessoa continue pagando os seus débitos. 

É válido deixar claro que cancelar uma conta no Itaú significa também que cartões de crédito e todos os recursos associados a ela serão cancelados. 

Qual é o procedimento?

Não se pode cancelar conta do Itaú pela Internet, inclusive como um meio de segurança: se não, qualquer indivíduo que descobrisse informações de acesso e ficasse insatisfeito por não haver bastante saldo poderia cancelar a conta como uma forma de vingança. 

Por isso, o Itaú só cancela a conta quando o seu correntista vai pessoalmente a uma agência. Vale dizer que, em caso de conta conjunta, é necessário que as duas pessoas compareçam à agência do banco e levem os seus documentos. 

É importante levar o cartão do banco para que ele seja destruído e os talões de cheque: nunca se deve cancelar uma conta e ficar com esses itens.

Normalmente, a conta leva algumas horas ou até dias para deixar de existir e, para confirmar que ela foi extinta, é só tentar fazer login no Internet Banking ou no app do Itaú. 

Vale a pena mesmo cancelar a conta do Itaú?

É claro que praticamente todos os correntistas de diferentes bancos já cogitaram a possibilidade de cancelar uma conta e ficam em dúvida sobre isso ser a melhor opção. 

De fato, é preciso avaliar todas as circunstâncias antes de cancelar a conta, especialmente quando ela já é muito antiga. Aliás, é possível até que o Itaú tente oferecer benefícios para que o correntista desista desse cancelamento. 

Indivíduos que têm dificuldade para comprovar a sua renda, por exemplo, devem tentar outras soluções antes de encerrar a sua conta no Itaú porque pode ser bem complicado abrir uma nova, caso queiram. Isso inclui desempregados e, em certa medida, autônomos não oficializados. 

Deixe um comentário