Você conhece ou já ouviu falar sobre o Mercado Livre, certo? A empresa especializada na venda de produtos online é uma das mais populares no Brasil e todos os dias conta com milhares de movimentações em seu sistema.
O Mercado Livre é uma das principais empresas de vendas online da América Latina, atuando em cerca de 19 países ao redor do globo, como Argentina, Portugal, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, Uruguai, Venezuela, República Dominicana, Honduras, Equador, Chile, Peru e também Brasil.
Fundado na Argentina, o Mercado Livre iniciou suas operações como um empresa focada no compra e venda de eletrônicos, através de um processo de leilões online, onde quem desse a maior quantia levava o produto.
No entanto, com o passar dos anos a plataforma foi se desenvolvendo e, principalmente, se modernizando, até se tornar o que conhecemos hoje: um gigante no mundo digital, capaz de conectar compradores a vendedores no mundo todo.
O Mercado Livre é um dos e-commerces mais populares da América Latina e possui cerca de 35 milhões de usuários somente no Brasil. Assim, com a plataforma é fácil comprar e vender, quando e onde quiser.
Mas, o que fazer quando algo dá errado? Muitas pessoas têm medo de comprar online e perder seu dinheiro caso o produto não chegue ou aconteça algum erro na hora da transação.
Entretanto, o Mercado Livre oferece suporte 24 horas para o consumidor, para resolver problemas e cancelar compras que deram errado.
Quer saber como fazer isso? Bom, então continue a leitura e sabia como cancelar compras do Mercado Livre sem preocupação ou burocracia. Confira!
Como comprar no Mercado Livre?
A plataforma do Mercado Livre é bastante acessível e simples, para ajudar até mesmo aqueles que não estão acostumados com compras pela internet.
No geral, é possível navegar de forma fluída por todo site, encontrando facilmente os produtos que você deseja pelo melhor preço.
O Mercado Livre funciona como uma plataforma para conectar compradores e vendedores, dessa forma, quem tem algo para vender posta no site e aguarda interessados no produto.
Sendo assim, o consumidor pesquisa aquilo que procura e o sistema o leva até algum vendedor que ofereça exatamente aquele produto.
Então, basta realizar a compra e o suporte do Mercado Livre cuida do resto – garantindo que o vendedor cumpra com o combinado e entregue a você o que foi comprado na plataforma.
Além disso, há também a opção de cancelar compras do Mercado Livre, caso algo dê errado no momento da transação para que você não saia no prejuízo. Veja como fazer isso:
Como cancelar compras do Mercado Livre?
A plataforma do Mercado Livre se configura para atender, da melhor maneira, o consumidor e seus vendedores. Assim, há toda uma rede de suporte para garantir a fluidez das negociações e, por fim, o sucesso da compra.
Logo, caso algo dê errado, como o produto não chegar até o consumidor ou a transação falhar, é possível cancelar as compras do Mercado Livre de forma simples e rápida.
Este processo pode ser feito diretamente pelo site ou através do aplicativo do Mercado Livre, segundo as normas e políticas de segurança da empresa – para que, assim, não haja confusão.
A organização argentina conta com uma programa de Compra Garantida, que assegura ao comprador o reembolso total do produto, em caso de falhas na entrega ou defeitos no produto.
Para conseguir o direito do reembolso, entretanto, é preciso cancelar a compra do Mercado Livre e informar qual o erro no processo ao sistema.
Assim, através da análise, a empresa oferece o ressarcimento do valor da compra e ninguém sai em desvantagem.
Então, se você deseja cancelar compras do Mercado Livre, basta:
- Acessar a plataforma do Mercado Livre, seja no site ou no app;
- Na área do usuário, seguir até a opção “Compras”;
- Localizar a compra em questão, que você deseja cancelar;
- Clicar nos três pontinho, ao lado da informação do produto;
- Selecionar a opção “Tenho um problema”;
- Já na página seguinte, informar o motivo do erro da compra e clicar em “Quero cancelar a compra”;
- Caso a entrega já tenha sido efetuada, é necessário clicar na opção “Quero devolver ou trocar” e seguir as etapas;
- No cancelamento, escolher entre a troca ou o reembolso do produto;
- E, feito isso, clicar em “Iniciar Reclamação”;
- Informe o problema e, então, negocie a solução junto ao vendedor.
De qualquer forma, o processo será solucionado, segundo as políticas do Mercado Livre.
Assim, a empresa encontrará um meio termo, que atenda às necessidades do comprador e do vendedor, de forma que ninguém perca a disputa.
Vale ressaltar que a reclamação deve ser feita em até 60 dias desde a data do pagamento do produto e, passado este prazo, não é possível cancelar as compras do Mercado Livre e solicitar o reembolso do produto.