Como cancelar agendamento no INSS

Para cancelar o agendamento do INSS, tudo o que você precisa fazer é seguir alguns passos bem simples.

Como cancelar agendamento no INSS

Em primeiro lugar, é de suma importância saber que o cancelamento desse serviço, independente do motivo, é necessário. 

Logo, caso ocorra algum imprevisto, lembre-se de cancelar o agendamento do INSS imediatamente. 

Não é à toa que a Previdência Social, com o intuito de facilitar a vida do cidadão, disponibiliza a opção de cancelar o agendamento do INSS para evitar futuros problemas com o benefício, assim como disponibilizar vagas para uma outra pessoa a fim de otimizar os atendimentos nas agências do órgão. 

Lembrando que esse serviço de agendamento foi criado para facilitar a vida dos pensionistas e beneficiários do INSS.

A otimização do atendimento evita filas e oferece um serviço garantido ao cliente. Muito interessante, não é mesmo?

O melhor de tudo é que existem várias possibilidades para você que quer cancelar o agendamento do INSS.

O serviço está disponível em uma das redes do Meu INSS, sendo elas: a plataforma digital, o telefone e presencialmente em uma agência.

Sendo assim, se você ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre esses procedimentos para cancelar o agendamento do INSS, continue lendo este artigo até o final pois vamos te explicar tudo o que você precisa saber. Boa leitura!.

Como cancelar agendamento do INSS?  

Como cancelar agendamento do INSS?  

No geral, vale ressaltar que o procedimento para cancelar o agendamento do INSS funciona de maneira simples e prática.

Para isso, a primeira opção disponível e mais recomendada é solicitar o cancelamento através da Central de Atendimento telefônico 135. 

Basta entrar em contato com o número e um atendente irá te auxiliar no pedido para cancelar o agendamento do INSS.

Essa opção é a mais rápida para cancelar o agendamento do INSS e otimizar o seu tempo. Ao conversar com o atendente, deixe claro o motivo do cancelamento e também o interesse em remarcá-lo, se necessário.

Lembrando que o procedimento padrão para fazer uma nova solicitação do serviço deve ser feito 30 dias após a data do atendimento que você não poderá comparecer. 

Além disso, outra informação importante é que a Central de Atendimento telefônico funciona de forma gratuita de segunda a sábado, das 7h às 22h.  

Se preferir, é possível também cancelar o agendamento através da plataforma digital “Meu INSS”.

Para isso, é só acessar o portal através do link e fazer o login no sistema com seu CPF e senha do cadastro único do Governo do Estado de SP.

Feito isso, selecione a opção referente a cancelar o agendamento do INSS e preencha os campos com as informações solicitadas. 

Você pode ainda utilizar a plataforma do Meu INSS por meio do aplicativo para celulares disponível para Android (Play Store) e iOS (App Store).

O procedimento de login funciona da mesma forma que o site e você pode cancelar o agendamento do  INSS com apenas alguns cliques. 

É válido deixar claro que em ambas as opções é importante realizar esse cancelamento com uma antecedência mínima de 24 horas da data agendada, para assim deixar disponível a vaga para outra pessoa. 

Perdi meu agendamento INSS e agora?  

Caso você tenha perdido o agendamento INSS e não tenha avisado a Previdência Social sobre a situação, fique sabendo que isso pode gerar alguns problemas relacionados à sua DER (Data de Entrada do Requerimento).

Em outras palavras, você pode perder o prazo estipulado para esse requerimento de serviço e, consequentemente, há o adiamento da data do recebimento do seu benefício. 

Sendo assim, lembre-se de cancelar o agendamento do INSS se algum imprevisto acontecer. Caso contrário, não será possível remarcar imediatamente.

De qualquer forma, se você deixou de realizar o cancelamento, o ideal para resolver essa situação é ir pessoalmente até uma agência do INSS e solicitar o reagendamento do serviço. 

Essa visita à uma unidade não precisa de agendamento prévio, basta comparecer à unidade de sua preferência nos horários de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h. 

Como fazer um novo agendamento no INSS 

Se você acabou não comparecendo no INSS na data agendada e também não cancelou o agendamento previamente, tenha em mente que para fazer um novo agendamento é necessário esperar o prazo mínimo de 30 dias após a data do antigo serviço. 

Ao passar esse prazo, você pode optar por realizar novamente o agendamento através da Central de Atendimento telefônico 135 – a ligação é gratuita. 

Além disso, é possível também realizar o cancelamento do agendamento do INSS através da plataforma digital “Meu INSS”, disponível para celulares e para computadores. 

Lembre-se de realizar seu papel como cidadão e evitar possíveis problemas futuros para o recebimento de seu benefício. 

Por fim, entender o procedimento para cancelar o agendamento do INSS é mais simples do que você imaginava, não é mesmo? Em caso de dúvida deixe um comentário abaixo, que assim que possível iremos te ajudar.