É possível cancelar a inscrição do Enem?

Quem nunca passou por imprevistos para realizar um compromisso, não é mesmo? Muitas vezes sabemos com antecedência que não será possível fazer ou comparecer em algo, mas em outras vezes não. 

Pensando nisso, se você se inscreveu para o Enem e agora não vai poder comparecer nos dias de prova, não se preocupe, existe uma solução. 

Para saber mais sobre como cancelar a inscrição do Enem continue lendo este artigo que vamos te explicar tudo.

ENEM

ENEM

Primeiramente, é importante saber o que é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o que você pode fazer após realizar as provas. 

Dessa forma, podemos dizer que o ENEM é uma prova realizada anualmente com o intuito principal de avaliar a qualidade do ensino médio dos estudantes de todo país. 

Hoje, esse exame ainda possibilita que o aluno participante se candidate a vagas nas:  universidades públicas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

E nas faculdades privadas através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou ainda por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Resumidamente, podemos dizer que o SISU oferece vagas em universidades públicas, a partir de um processo digital no qual a nota do Enem classifica os candidatos. As inscrições abrem duas vezes por ano, em janeiro e em junho.

Por sua vez, o ProUni é definido como um programa de oferta de bolsas de estudos.

No geral, são oferecidas bolsas de 100% para os estudantes que possuem renda bruta referente a até um salário mínimo e meio, e de 50% para estudantes que comprovem renda de até três salários mínimos por pessoa. 

Por fim, o Fies é um programa de financiamento estudantil, utilizado por estudantes que não têm condições de bancar os custos de uma graduação.

O Fies cobre cerca de 50% do valor dos custos educacionais do estudante por parte da instituição. 

A diferença entre o Prouni e o Fies é que no Prouni, quando você possui bolsa de 50%, não precisa se preocupar com o pagamento do restante do montante.

Já no Fies você começa a pagar os outros 50% após o término da sua faculdade.

Dessa forma, o ENEM é considerado o maior vestibular do país com cerca de cinco milhões de inscritos anualmente, para realizar os dois dias de provas e garantir uma dessas oportunidades para entrar na faculdade.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a prova, chegou a hora de encontrar as soluções de como cancelar a inscrição do Enem. Mas, antes veja como se inscrever para essa prova tão importante. 

Como se inscrever para o Enem?

Como se inscrever para o Enem?

Anualmente, é divulgado um edital contendo as informações como prazos para inscrição e quando a prova vai ser realizada. 

Então, assim que este documento for divulgado, fique sabendo que você pode se preparar para a inscrição. 

Para se candidatar, a partir da data divulgada, é necessário ter em mãos seus documentos pessoais, como RG e CPF, além do e-mail, do endereço completo e do número de telefone válidos. 

Em seguida, acesse o site do Enem através do link, preencha uma ficha de inscrição e crie uma senha para login.

Depois, você deve continuar a inscrição assinalando as opções de acordo com suas especificidades, e escolher qual a língua estrangeira que pretende realizar a prova. 

Por último, responda o formulário socioeconômico e finalize sua inscrição.

Como cancelar a inscrição do Enem?

Para você que vai realizar a prova do Enem, existem duas opções de inscrição.

No caso, uma delas é isenta de pagamento, através da comprovação de baixa renda ou de proveniência de escola pública, e a outra opção é a inscrição paga.

A taxa de inscrição do Enem varia anualmente, no ano de 2019 estava custando R$ 85,00 reais.

Se você está incluso na primeira opção de isenção, a solução é o não comparecimento nos dias de prova.

No entanto, vale ressaltar que o não comparecimento no dia da prova faz com que no próximo ano não seja possível solicitar isenção novamente.

No segundo caso, na qual é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição, basta não realizar o pagamento dela e sua inscrição será automaticamente cancelada.

Se tiver mais dúvidas em relação ao vestibular ou a como cancelar a inscrição do Enem, ligue para o Inep através do número 0800 616161. 

Lembre-se de se programar para não perder a oportunidade de realizar o vestibular, que desde 2017, ocorre em dois domingos do mês de novembro.

O programa ajudou milhares de jovens no país todo a garantir sua vaga no ensino superior, e você pode ter a sua chance também. 

Em suma, agora ficou mais fácil entender o que é o programa e quais oportunidades que o Enem oferece, não é mesmo?

Isso, é claro, além de entender de fato como cancelar a inscrição do Enem. Ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário abaixo.

Deixe um comentário